sexta-feira, 23 de outubro de 2009


Todos aguardam uma eleição que acontecerá em 2011, aqui no país, que definiráse o Sudão permanecerá sendo um só país ou se será divido em dois (Sudão do Norte com capital em Khartoum, onde a maioria das pessoas são árabes muçulmanos e o Sudão do Sul com capital em Juba, região que concentra os negros sudaneses que sobreviveram aos longos anos de guerra e resistência).


Contudo, queremos chamar a atenção para uma eleição Presidencial que ocorrerá em abril de 2010 (ou seja, dentro de 8 meses) que, por motivos muito óbvios, não terá ninguém que se atreverá a candidatar-se para concorrer ao cargo juntamente com o Sr. Omar Hassan Ahmad al-Bashir que é o presidente desde de 1989, quando tomou o poder mediante um golpe de Estado. Suprimiu todos os partidos políticos, censurou a imprensa e dissolveu o Parlamento, convertendo-se em Diretor do Conselho Revolucionário para a Salvação Nacional, assumindo o posto de chefe de Estado, primeiro-ministro, chefe das forças armadas e ministro da defesa. Em 4 de Março de 2009, o Tribunal Penal Internacional passou um mandado para a captura de Omaral-Bashir, o que ainda não aconteceu. Foi o primeiro Chefe de Estado emexercício a ser alvo de um mandado internacional de captura.

Já existem pontos de tensão e as pessoas começam a temer por essa primeiraeleição. As companhias de comunicação com sede em Khartoum (capital oficialdo país), desde o final de Julho, receberam ordens de cortar o acesso a internet da região sul do país (motivo pelo qual nós estamos tendo que utilizar internet nos escritórios das ONG´s instaladas aqui em Torit e que têm antenas de acesso direto aos satélites).


Da mesma maneira, alguns Departamentos Públicos de âmbito nacional, nãoestão mais recebendo dinheiro para a manutenção e salários dos funcionários, os veículos destes departamentos estão estacionados sem gasolina e sem manutenção.


Temos também conversado com os vários quenianos que vivem por aqui e alguns deles, já estão planejando voltar para seu país no final deste ano. Os poucos missionários que aqui estão, têm percorrido o interior do país e nos relatam casos dramáticos: as tribos estão desesperadas de fome e, por isso, estão atacando a todos que chegam por perto. Ademais disso, as muitas doenças os afligem.


O que impede que neste momento haja algum conflito maior é que a ONU tem uma base a cerca de 3 quilômetros de onde estamos, pois o que poderia fazer essageração de viúvas e órfãos?Por favor, não enfoque sua atenção apenas para o Referendum de 2011, massim, esteja intercedendo desde já por essa próxima eleição no mês de abril para que isso não cause nossos conflitos.


Pr. Marcelo Belitardo, Diretor MCM Índia e Norte da África


Publicado na Edição 11 da Revista MCMPOVOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário